História


A história do Fórum Social do ABCDMRR está intimamente ligada a Jornada Cidadã do ABCDMRR que surgiu com o propósito de integrar os movimentos sociais da região, pensar preposições de políticas públicas, no sentido de melhorar as condições de vida da população, acerca das necessidades.

A 1ª edição da Jornada Cidadã ocorreu entre os dias 14 e 16 de novembro de 2007, no Clube da Ford em São Bernardo do Campo. Naquele feriado prolongado, Autoridades públicas federais e municipais, participaram de dezenas de mesas de debates em torno de questões da saúde, políticas afirmativas, qualidade de vida, segurança, educação, cultura, economia solidária, entre outros temas. Ao mesmo tempo, os mais de três mil participantes puderam prestigiar, além de outras tantas atividades, feira de economia solidária, programação cultural ampla e diversificada, campeonato de futebol que se desenvolveu ao longo do evento.

O resultado avaliado como positivo pelas mais de 300 entidades sociais que participaram do evento, decidiram, conjuntamente realizar no final de 2008, na 2ª Jornada Cidadã.

Em 15 de novembro de 2008, nas instalações do SESI de Santo André, aconteceu a 2ª Jornada Cidadã. As atividades seguiram um padrão semelhante ao do primeiro encontro, mas com um resultado bastante marcante: a criação do FÓRUM SOCIAL DO ABCDMRR.

O Fórum foi criado com o objetivo de se constituir num espaço permanente de debate regional sobre os mais variados temas de interesse da sociedade civil, promovendo a participação social e estimulando a interação entre as entidades sociais.

FÓRUM SOCIAL DO ABCDMRR é um instrumento de organização dos movimentos sociais da Região. Nasceu em 2008, a partir da realização da 2ª Jornada Cidadã, em Santo André, organizada pelo Jornal ABCD Maior, com apoio de diversas organizações sociais, governamentais e privadas.

O objetivo geral da jornada, realizada anualmente a partir de 2007, quando cerca de 300 organizações sociais do ABCDMRR reuniram-se no Clube da Ford, em São Bernardo, é o de estabelecer um canal direto, físico, de diálogo com os movimentos da Região, tendo como mote principal, as ações sociais.

Fórum e Jornada objetivam o estabelecimento de relação entre os principais atores da região do ABC; a promoção de discussões sobre a situação social da região; a geração de políticas públicas e proposições.

Entre suas atividades, no ano de 2.009 o Fórum desenvolveu uma série de debates, encaminhou várias ações e realizou a “3ª Jornada cidadã – Um Show de Cidadania”, na cidade de Mauá, tendo como ponto marcante o lançamento da Cartilha da Saúde, apontando a realidade da saúde do ABCDMRR, mostrando que o problema de um município interfere em toda a região e, que a partir do debate regional, envolvendo os atores sociais de todas as cidades,  é possível compreender melhor a realidade e propor ações que melhorem a vida das pessoas.

Em 2010 foi a vez de Diadema receber a jornada que chegou à sua 4ª edição, trazendo a reflexão do dia da Consciência Negra como tema central da atividade, denominado como “4ª Jornada Cidadã, na Kizomba, a festa da Raça” que realizou inúmeras atividades culturais, feiras de Economia Solidária e diversos debates sobre Cultura, Consciência Negra, Saúde, entre outros.

Em 2011 realizamos a 5ª Jornada na cidade de São Caetano, no dia 12 de novembro, onde foi trabalhado a temática de juventude de forma transversal em todas as ações e debates.

Foram realizados três debates: 1- “o mundo do trabalho e juventude”; 2- “Meio ambiente, juventude e sustentabilidade”; 3- “Juventude e a Cultura viva”.

A 5ª Jornada foi um verdadeiro sucesso onde na abertura do evento houve um belo ato interreligioso, representação do governo federal, do Legislativo estadual, entidades sociais etc. 

Diversas atividades aconteceram na 5ª Jornada como shows regionais, feira de economia solidária, exposições, entre outras atrações.

Em 2012 podemos destacar as seguintes atividades (imagens abaixo), rumo à 6ª Jornada Cidadã, que acontecerá em Rio Grande da Serra, no dia 10 de novembro.








Nenhum comentário:

Postar um comentário